RESENHA: Para onde ela foi (Se eu ficar #2) - Gayle Forman


"Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce."

SPOILER ALERT! Se você não leu ou assistiu "Se eu ficar", aconselhamos que não leia está resenha, ela contém spoilers do final do livro/filme. Mas se quiser ler mesmo assim, é por sua conta em risco.


Quando terminei "Se eu ficar" fiquei com  aquele vazio, porque a Mia acorda e acaba o capítulo, você vira a página e... agradecimentos. Sem mais. E você fica sem saber o que aconteceu. Mas eis que a maravilhosa Gayle Forman nos presenteia com uma continuação (eu ouvi um Amém? Ouvi, sim) e explica tudo o que aconteceu após Mia acordar.

A grande mudança é que quem narra a história dessa vez é o Adam e três anos se passaram desde o acidente que matou a família da Mia. Ele agora é um astro do rock, a Shooting Star está no auge de sua carreira, graças ao sucesso do álbum Collateral Damage, escrito por ele após ser abandonado. Mas Adam não é mais o mesmo desde que Mia o abandonou. Ele é apenas um fantasma da pessoa que era antes, é um homem depressivo, sofre de ansiedade, não dorme direito, toma remédios e fuma descontroladamente.

''Quando se fala em sentimentos, você nunca sabe realmente como a ausência de uma pessoa vai afetar mais do que a de outra.''

Nos primeiros capítulos fica difícil entender o que aconteceu com o relacionamento dos dois durante esses três anos. Assim como em "Se eu ficar", "Para onde ela foi" é narrado no período de 24 horas e mescla presente e passado através de flashbacks do passado do casal e da família de Mia. É perceptível sentir o quanto Adam era apegado aos Hall e que sentia muita falta deles.

Depois de tantos anos ele acaba reencontrando Mia e nesse encontro eles, finalmente, poderão conseguir as respostas para todas as coisas que não foram ditas e tentar entender como será o futuro de ambos. Assim como Adam, Mia não é a mesma, ela amadureceu e mesmo com tudo o que aconteceu na sua vida, ela consegue se reerguer e se tornar a artista que sempre sonhou. Agora ela é uma famosa violoncelista após se formar em Julliard e está prestes a começar uma turnê pelo mundo.

"Depois que ela se foi, eu fiquei sozinho. Não havia ninguém para ocupar o lugar dela. Então apenas deixei tudo despencar, e foi aí que tudo parou."

O encontro de Adam e Mia é cheio de altos e baixos e há um certo estranhamento entre os dois, sem falar nas várias perguntas não respondidas ou não ditas em voz alta e a mágoa que ele sente por ter sido abandonado sem explicação.

Li esse livro ano passado e me apaixonei tanto que acabei lendo tudo em um dia, ele acabou me conquistando muito mais que seu antecessor. Esse é uma obra sobre dor, solidão, depressão e o medo de nunca mais amar ou ser amado, mas acima de tudo, sobre superação e perdão. Gayle Fomam narra a dor de Adam de uma forma tão intensa que você sente tudo aquilo que ele está sentindo e, talvez, esse seja o ponto alto desse livro. 


"Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só para saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva."






9 comentários:

  1. "SPOILER ALERT! Se você não leu ou assistiu "Se eu ficar", aconselhamos que não leia está resenha, ela contém spoilers do final do livro/filme. Mas se quiser ler mesmo assim, é por sua conta em risco."
    Infelizmente eu não aguentaria um mínimo spoiler :( Se eu ficar já está na milha lista de leitura faz séculos, mas eu sempre, sempre adio a leitura. Conseguir dar uma bisolhada e vi que você gostou ainda mais desse do que o antecessor, o que já me deixou empolgada pra ler. Quem sabe ainda esse ano eu finalmente o leia?!
    Beijão!
    www.horadaleituraa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, leia! Acho que vc vai gostar, mas sou suspeita para falar hahahaha

      Beijos,
      Juliana

      Excluir
  2. Eu assisti somente ao filme do Se Eu Ficar e nem lembro muito... Não fazia ideia que o livro termina dessa forma, imagino o coração do leitor hahaha. Também não sabia que o livro todo se passava em um dia, achei bem interessante.
    Adorei sua resenha, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro termina exatamente como o filme, com a Mia acordando e só. Siiim, os dois se passam em apenas um dia. Tem flashbacks e tal, mas o presente é todo em um dia só. Muito obrigada! <3

      Beijos,
      Juliana

      Excluir
  3. Infelizmente não tenho vontade de ler essa duologia, não me cativou nenhum pouco e quase só vi resenhas negativas. O filme ainda pretendo assistir, mas não sei se gostarei! E como o livro se passa em apenas um dia ? Socorro KKKKKK
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Jubaaaa *-*
    Eu li esse livro na mesma vibe que tu! Assim que acabei o primeiro, fui logo lendo esse e acabei em dois diazinhos hahah
    Muita gente ODIOOUU esse livro, por causa do Adam. Realmente no primeiro livro, eu não ia muito com a cara dele, mas eu não odiei o moço haha
    Não é o melhor livro do mundo, mas é uma leitura gostosinha né?!
    E eu acabei gostando do desfecho ♥♥♥

    Um beeeeeijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente!!! Eu amo muito "Se Eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi"! Inclusive, eu que fiz a resenha do segundo livro lá pro blog, se você quiser dar uma conferida lá também vou deixar o link aqui:
    http://umadoseparaomeudia.com.br/resenha-para-onde-ela-foi-de-gayle-forman-umadosedeliteratura/
    Amei a resenha! Parabéns!!! 😊

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  6. Noossa não conhecia essa história, mas fiquei curiosa para ler. Não me importo com spoilers, pelo contrário, adoro haha (aloka eu? imagina). Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler os dois livros. Já percebi que vou sofrer depressão pós-leitura com eles mas tudo bem haha
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!
    Tamara


    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Nossa, sou revoltada demais com esse o livro Se eu ficar, pq a história demora demais e para mim ficou maçante e agora lendo sua resenha desanimei de vez... Como assim? Ela o abandona mesmo? AI MEU CORE... SORRY... Não pude prosseguir na leitura da resenha, já tô chorando <\3
    Mas fico contente que vc gostou de Se eu ficar.
    Bjoos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.